terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Entrega, nossa eterna necessidade

Olho pra minha vida e o que fiz e não fiz dela e, sinceramente, me frustro, até me entristeço às vezes com isto. Não posso mudar o que fiz e o que deixei de fazer, mas muitas vezes peço a Deus que não permita que eu estrague tudo e que eu não deixe de fazer nada daquilo que Ele preparou pra eu fazer. Uma coisa percebi, a gente tem que entender que nossa vida teve um preço muito alto, Deus deu o seu melhor, seu único Filho, por nós. Aquilo que fizermos dela vai nos ser cobrado um dia, pois o investimento foi muito alto, foi investimento de Sangue.

Quantas vezes nos esquecemos que fomos criados pra glória de Deus? Quantas vezes buscamos apenas levar uma vida certinha, mais ou menos, sem sacrifícios ou compromissos maiores? O tempo todo! A gente quer dar uma de Zeca Pagodinho e "deixa a vida me levar, vida leva eu". A gente simplesmente olha pra cruz, agradece a Jesus pelo sacrifício e segue adiante sem perceber que a Sua entrega foi um exemplo pra ser seguido. Nosso coração não presta, ainda que seja bonzinho, sua essência está longe da essência de Cristo. Nosso coração é tão sutil e traiçoeiro quanto um golpista inescrupuloso, nos engana fácil demais. Quantas vezes acreditamos nele e fomos enganados? E rapidamente nos esquecemos do golpe e nos levantamos como que ávidos para levar outra rasteira.

Meu foco precisa mudar, precisa se ajustar, e acho que vou conviver com isto a vida toda. O que mais desejo? O que mais quero? Onde está meu coração? A quem quero satisfazer? Meus sonhos ou os de Deus pra minha vida? Às vezes peço a Deus pra mudar meu querer, pra me conquistar, pra me encantar, me seduzir com seu amor, acho que só assim me desapego mais de mim. Eu olho pra mim e vejo minhas limitações, minhas fraquezas e peço forças pra crescer, pra amadurecer na fé, adquirir um coração sábio e uma mente inteligente e criativa. Eu olho os meus sonhos e os de Deus pra mim e vejo-os tão distantes, peço idéias pra alcançá-los, peço o favor do Senhor pra fazer o que não consigo fazer, peço pra mudar minha atitude e até minha essência se for preciso, peço e peço, muitas vezes sinceramente, outras vezes meio que no piloto automático...

Pedir pra Deus usar nossa vida poderosamente, pensar em chegar longe, fazer coisas que a gente nunca imaginou ter capacidade de fazer pode ser até fácil. Difícil é desejar isto profundamente, é entregar. É frustrante ver o que Deus fez e faz por mim e ver o que faço por Ele. Eu não estou falando simplesmente de pregar o evangelho, mas sobretudo de viver o evangelho, deixar Cristo viver em mim. Eu não quero ser visto como religioso, nem fazer questão de mostrar que sou de "igreja crente", que não bebo, não fumo, não faço sexo por aí ou curto a vida como todo mundo faz achando que é certo, e nem sou baladeiro. Mesmo quando estava afastado do Caminho nunca fui da balada, nunca me senti bem neste mundo. Na verdade o que eu menos quero é ser enquadrado numa religião (talvez isto seja impossível), até porque religião só divide, só quebra vínculos. Eu não preciso ter Jesus estampado na testa, na camisa, nem falar de Jesus o tempo todo, nem ficar dando lições de moral, apontando o dedo pra tudo que é errado. Eu quero ser conhecido como um cara normal, mas que tem hábitos diferentes porque crê e ama a Deus, um cara que procura praticar o que Cristo ensinou, embora tendo muitos defeitos. Eu preciso que olhem pra mim e não vejam uma igreja, nem uma bandeira, mas vejam uma transformação de espírito. Isto é que vai fazer a diferença, isto que vai trazer resultado. Inevitavelmente as pessoas verão coerência, ainda que não concordem, ainda que odeiem a Cristo e a mim. E os frutos aparecerão, e não por mim.

Mas se Ele atender os pedidos e resolver fazer grandes coisas? Como lidar com isto? Me dei conta que estou esquecendo de pedir humildade caso Ele faça estas "grandes coisas", quem não significa que seremos famosos ou reconhecidos, mas que sereimos produtivos. Sou fraco, sei disto, não dou muito ibope e nem tenho grandes feitos, mas é este perfil de gente que Deus quer usar. E se Deus me usar eu sei que o resultado não virá por mim, mas pelo poder Dele. Nem se eu fosse forte e super privilegiado em capacitação não seria pela minha força. Cada coisa que a gente pedir a Deus pra realizar, seja em nome Dele ou por realização pessoal, deveria ser acompanhada de um pedido de humildade pra não cairmos na armadilha da soberba. É como se pedíssemos: "Se não for as duas coisas, Senhor, deixa pra lá, não quero!". Deus odeia soberba, a Sua glória e os seus feitos Ele não divide com ninguém.

No "eUvangelho" louco de hoje vejo muitos "homens de Deus" se achando fortes, capazes, realizadores. Vejo muita gente colocando a fé na própria fé, engrandecendo o seu "poder" de ter fé e se esquecendo de que até a fé é dom de Deus. Vejo gente comandando o mover do Espírito e o agir de Deus, como se o Eterno recebesse ordens ou precisasse ser guiado, tudo em nome de uma fé cega. Vejo Deus sendo posto como coadjuvante, ai deles...

Muita gente tem medo de fazer uma oração de entrega a Deus, de pedir que Ele as mude e as capacite pra fazer grandes coisas, sejam elas quais forem, principalmente porque temos medo de sermos mandados lá pro fim do mundo, de termos nossos sonhos pessoais frustrados, etc. Eu também tenho "medo" do que Deus vai fazer comigo. Não sei o que Ele vai "aprontar", nem sei se Ele vai realizar o que minha alma mais deseja aqui neste mundo, mas uma coisa eu sei: Ele estará lá e vai estar no controle. Não será fácil, e pode ser até bem sofrível, não sei, mas peço coragem e que eu nunca me sinta abandonado e que eu nunca me esqueça que minha dívida de gratidão com Ele ainda não está paga, nunca estará.

Não sei você mas, além de pedir, eu preciso me oferecer e me entregar todos os dias, porque todo dia quero me pegar de volta...

2 comentários:

  1. Olá Fabiano!!!
    ótimo texto!!!
    Gostei muito do teu blog, obrigado pela visitinha lá no meu, estou lhe seguindo.
    Bjs e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Michele!
    Seja bem vinda!
    Fica com Deus! Bjo!

    ResponderExcluir

Olá, se quiser fazer um comentário fique à vontade!
Me resguardo no direito de avaliar o conteúdo antes de publicar, bom senso nunca é demais!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...