domingo, 10 de julho de 2011

Quando fugir é a melhor saída

Não foi à toa que o apóstolo Paulo alertou Timóteo pra fugir das paixões da mocidade, seja qual tipo de paixão for, amorosa ou qualquer outra. Às vezes a única alternativa eficaz que temos de enfrentar e calar alguns sentimentos que não deveriam existir é fugindo deles. Quem acompanha este blog há algum tempo já percebeu que luto contra alguns sentimentos (e devem estar de saco cheio...risos...até eu estou) que queria que nunca tivessem existido, e ainda estou fugindo deles.

Alguns sentimentos nos enganam, parecem ter acabado mas na verdade ficam adormecidos. Pensamos ter virado definitivamente uma página e de repente um vento sopra e a folha se abre novamente na página anterior, contra nossa vontade. Este vento pode ser um novo contato com a pessoa que protagonizou a página anterior, acendendo um utópico "quem sabe ainda é possível? quem sabe algo muda?", ou pode ser até mesmo no caso de alguns uma sensação de que o presente é ainda pior que o passado. E a página virada volta para diante dos seus olhos, mas seus parágrafos não estão apagados, e a história se repete, sem nem um enredo sequer, apenas palavras desconexas.

Antes que eu seja mal interpretado pelo assunto do post, estou escrevendo não para desabafar e muito menos alfinetar, só usei meu exemplo como ilustração inicial; a moça de quem procurei "fugir" dela não tem culpa nenhuma do que senti e também não tenho do que reclamar da atitude dela em relação a mim, merece o meu respeito e até mesmo admiração por ficar na dela, sem procurar muito contato, evitando até mesmo uma falsa expectativa minha.

É muito comum ver pessoas amarradas a outras que não deveriam receber o sentimento que lhe são dados. É muito comum ver mulheres encantadas e escravas de um namorado que não dá o devido valor a elas. É comum também ver homens presos a uma namorada que só quer o conforto material que ele dá. É muito comum pessoas se interessarem por outras que não estão interessadas nelas, seja por gostarem de outro alguém ou simplesmente por não sentir mesmo nada de volta (o que não é nada errado, basta lembrar das pessoas que se interessaram por você e você não sentiu vontade de dar uma chance). Vou tentar não aprofundar muito porque o assunto é longo e complexo.

Por mais encantado que uma pessoa esteja por outra, é possível perceber quando o que você sente não é recíproco (a menos que ela seja um excelente ator). É possível perceber que aquele seu namorado(a) não te dá atenção suficiente (bom senso no suficiente, por favor, grude não). É possível perceber que ele(a) não se preocupa muito com você, com seus sentimentos, nem em te agradar em nada. É possível até mesmo saber, pelo histórico de vida dele(a) e pelo seu comportamento, se ele(a) é fiel a você. Não se engane, é raro a pessoa mudar de verdade, a maioria mente descaradamente falando que mudou depois de você, mas não mudou nada, eu sou homem e já vi muito disto acontecer, elas acreditam e alguns caras deitam e rolam, mulher está muito fácil no mercado paralelo (homem também). E infelizmente as mulheres não estão muito pra trás dos homens não, algumas são até piores. É possível também perceber quando uma pessoa não vive a fé que professa, tem muito lobo disfarçado de cordeiro, mas eles não conseguem fingir o tempo todo, basta deixar de ser sonso(a) e ver que está entrando numa "santa" fria.

Por mais que a pessoa perceba estes sinais de que algo não está bem ela prefere fechar os olhos a tudo isto pelo "privilégio" de passar alguns momentos com a pessoa "amada". E muitas vezes estes momentos não agradam nada nada a Deus, muitos sabem disto, mas o que Deus pensa não é importante, o importante é o momento, é a pessoa "amada". Isto mostra exatamente o que Deus significa pra gente nestes casos.

Ao fechar os olhos para estes sinais estamos fechando os olhos para nós mesmos. Se entramos num relacionamento que não é sadio, ou que não nos acrescenta nada ou que não satisfaz nossa necessidade de cumplicidade e companheirismo, de compartilhar a vida, de segurança emocional, etc, será que estamos dando valor a nós mesmos? Relacionamentos assim são como uma canoa furada, certamente um dia vai afundar, quando isto vai acontecer vai depender do tamanho do buraco, mas que vai afundar, vai. E se afundar antes do casamento, menos mal, mas ainda assim o tempo perdido não volta e as marcas podem te atormentar a vida inteira.

Gostar de uma pessoa que não sente o mesmo ou não gosta o bastante ou não é bem o que aparenta ser, vai te acrescentar o quê, além de frustração? Então porque não seguir seu caminho e esquecer esta pessoa? Não fique chateado com ela e nem a culpe por não gostar de você (e nem a você mesmo), apenas se livre deste sentimento e se abra para o que Deus pode colocar no seu caminho. Nunca deixe de resolver seus sentimentos antes de se envolver com outra pessoa, ninguém gosta de ser usado para tapar buraco de outro, nem estar com alguém que no fundo ainda gosta de outro. Às vezes estamos tão "doentes" e presos à pessoa errada ou à uma frustração, que não enxergamos as oportunidades que Deus coloca à nossa volta, quando percebemos já é tarde demais, passou. E não sabemos quando Ele vai nos dar outra chance, pode demorar bastante.

Nossas escolhas vão definir como vai ser a nossa vida. Podemos escolher se vamos fazer com que nossos relacionamentos sejam excelentes ou medíocres, podemos escolher como vamos agir em prol do outro, como vamos nos comportar em relação ao outro, mas nossa escolha para aí, nunca poderemos escolher pelo outro. Somente podemos escolher quem será este outro (desde que nos escolha também) e nesta escolha não podemos errar, se escolhermos a pessoa errada nossa vida sentimental vai dar toda errada e vai afetar muito as outras áreas da nossa vida.

Esquecer alguém não é uma tarefa fácil, exige esforço e muitas vezes até mesmo uma fuga de tudo que te faz lembrar a pessoa ou o que sentia, principalmente quando sua mente se habituou a lembrar dela ou querer alguém como ela. Nestes casos fugir não é covardia, é sabedoria. Se está difícil tirar isto da mente, como vai conseguir se toda hora você se coloca num lugar ou numa situação que te faz lembrar dela? Como esquecer se você vê a pessoa todo dia? Um tempo de afastamento pode ser necessário, e muito útil para rever várias coisas na vida, inclusive seu relacionamento com Deus.

Como cristãs as pessoas tem que pensar no que querem para seu relacionamento, em como ele vai ser bênção pra sua vida com Deus. Eu sempre quis pra mim um relacionamento onde Deus estivesse não só presente, mas no centro dele, não me agrada a ideia de me casar com uma mulher que não leva Deus a sério, nem com uma que não seja convertida a Jesus e não quer andar lado a lado com Ele. Não quero andar sozinho na caminhada cristã, quero uma companheira que esteja caminhando lado a lado, buscando lado a lado, seria triste ter meu lar dividido espiritualmente, nas horas difíceis eu não teria ajuda. É isto que Deus quer, união, por isto Ele não gosta do jugo desigual, porque é melhor serem dois com um só propósito. No namoro, estatisticamente falando, o jugo desigual em grande maioria afasta quem quer servir a Deus da caminhada. Pode até dar certo e resultar em um bom casamento, mas é como uma loteria (não se engane). Tem muita gente que não dá valor a isto e quebra a cara, tem um casamento meia-boca quando poderia ter tido algo bem melhor se não estivesse cego(a) por uma paixão. E jugo desigual não se limita a fé (tem muita gente que professa a mesma fé cristã mas seus atos revelam sua verdadeira fé), serve para tudo que exija comum acordo.

Fuja de um relacionamento que você sabe que não é o melhor pra você, ainda que te doa agora saiba que no futuro irá ver que não poderia ter feito melhor escolha. Fuja, se esconda, desapareça se for preciso, e depois de resolvido seus sentimentos permita-se encontrar e ser encontrado(a) pela Graça de um relacionamento bom, nunca se permitindo cegar novamente por alguém.

Não consigo imaginar um relacionamento que não exija dedicação, doação, esforço, e até mesmo sacrifício para fazer dar certo, nem tudo são flores, a vida não é um filme. Se uma pessoa não está disposta a isto não pode estar disposta a se relacionar sério com ninguém, ambos precisam ser guerreiros. No caso de nós, homens, temos a obrigação de amar nossas esposas profundamente, como Cristo nos amou e se deu por nós, nos colocarmos sempre no lugar delas, não esquecendo de que são sensíveis e precisam de atenção e carinho, dignas de mais importância até que os filhos, pois são as nossas companheiras. Devemos nos lembrar que não somos superiores a elas, nem inferiores, apenas com funções diferentes que se cooperam e a nossa responsabilidade no casamento e no lar é maior que a delas, visando mais o benefício delas e dos filhos do que o nosso próprio. No caso das mulheres, dar o suporte e o apoio que o homem precisa para amá-las e para liderar o lar, bem como não deixar que os filhos tomem o lugar dele no coração e no tempo. Se os dois tiverem esta visão não tem como dar errado, não tem como não se amarem. Por favor, não queiram menos que isto, não se contentem com pouco, se estão caminhando pra algo diferente disto, fujam enquanto dá tempo.

6 comentários:

  1. Fabiano, menino...dezenas de vezes quis escrever palavras semelhantes...cade coragem? as palavras certas em horas difíceis..obgda por escrever isso. Abçs, estou aqui nos bastidores,mas de olho..rsrs
    abçs mano.

    ResponderExcluir
  2. rsrs... eu peguei leve, mana... rs...
    precisa saber minha opinião sobre os cafajestes (q são desprezíveis mesmo) e suas "pobres, santas, imaculadas e indefesas" vítimas... rsrs... a culpa é do cara, "só" dele, coitado... rs...
    mas não quero polemizar...rsrs... pelo menos por enquanto...
    Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Estou sem palavras... Era tudo o que eu precisava ler...Que Deus continue te capacitando para escrever posts que falam tão profundamente.

    =]

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Danielly! Que Ele te abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu não consegui ainda ler tudo, pq as lágrimas não deixaram é tão complicado, tão doloroso quando acontece algo assim conosco, quando a gente se deixa levar, e deixa a página voltar ao capitulo anterior, principalmente quando vc sente o vazio do presente comparado a sensação de "preenchimento" do passado.
    Como fazer pra fazer o coração entender que Deus pode me dar o amor que eu preciso, como no momento o amor dEle e somente dEle pode me bastar??
    Ai lágrimas idiotas...
    Obrigado eu precisava ler isso...

    ResponderExcluir
  6. Oi Lidiane, suas lágrimas não são idiotas, mas o que você escolheu viver e que te levou a derramar estas lágrimas.

    É complicado fazer o coração entender algo, só a Graça pra nos abrir os olhos e levantar. Acredito que o recomeço não pode fugir de uma auto-crítica sincera e sem desculpas, sem nos fazermos de vítimas de um sentimento que nós mesmos alimentamos tanto ou de alguma situação que usamos como desculpa pra justificar nossas atitudes erradas. A partir daí vemos com mais clareza onde exatamente nós erramos (tudo começou no coração) e o que nossa falha trouxe de consequência. Nós temos exemplo de Adão e Eva, eles tentaram se livrar da responsabilidade da situação.

    Mas o bom disto tudo é que sempre há uma chance de recomeçar, cabe a nós pegarmos o caminho certo da próxima vez (nunca o mesmo caminho). Se deixarmos a carência guiar nossos passos ela certamente nos levará a algum cativeiro de novo, e Deus nos quer livres.

    Muitas vezes o vazio do presente nos engana e nos impele a uma busca de uma sensação que sabemos que não vai nos preencher de verdade, é como se o vazio quisesse se preencher de outro vazio, não vai dar certo. Não podemos deixar isto nos dominar.

    Buscar de coração o melhor que Deus quer pra gente e não o "melhor" que queremos pra nós mesmos sempre será a melhor decisão.

    Que o Senhor nos abençoe!

    ResponderExcluir

Olá, se quiser fazer um comentário fique à vontade!
Me resguardo no direito de avaliar o conteúdo antes de publicar, bom senso nunca é demais!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...