domingo, 17 de julho de 2011

A distorção do amor de Deus


O conceito de amor atualmente está bem distorcido, basta olhar para nossa sociedade mimada que não educa os filhos por achar que não estão agindo com amor ao corrigí-los. Isto afetou até mesmo a compreensão de muitos sobre o amor de Deus e sobre o Deus que nos ama. Deus é amor sim, mas pensam que o amor dele deve seguir este padrão distorcido que criamos. Muitos se esqueceram de que não existe amor sem justiça, não existe amor sem princípios, nem amor sem lealdade. Alguns dizem que o amor relativiza tudo, mas se esquecem que o verdadeiro amor nunca vai relativizar a verdade, nem os princípios e nem a justiça.

Eu confesso que fico irritado com esta doutrina distorcida de "amor" que está virando a cabeça de muitos cristãos hoje em dia. Eles preferem palavras bonitas de um "filósofo" metido a teólogo que quer Deus apenas como um Pai amoroso e complacente com todos os nossos erros, passando a mão na cabecinha de todos, mas não querem Deus como Senhor e Justo Juiz. Parece que a Palavra de Deus não vale nada pra eles, só acreditam naquilo que lhes interessa, naquilo que afaga o ego ("eu sou amado, eu sou um mimo do meu papai do céu"), não há consequências pelos atos, "Deus é amor", não é capaz de trazer ou permitir nenhum mal a ninguém, muito menos trazer juízo ou sofrimento sobre um povo ou sobre uma pessoa. É parecido com o povo de Israel que não fazia o que era certo diante de Deus e depois ficava murmurando contra Ele "o que nós fizemos de mal? qual a nossa culpa? porque é tão mal conosco?".

Simplesmente não querem ser governados por Deus, acham o Deus bíblico um tirano, e alguns falam até que Ele seria um demônio se Deus trouxesse sofrimento ao homem. Pois é, o que dizer do sofrimento causado pelo dilúvio, pela destruição de Jerusalém através dos babilônios, da conquista da Terra Prometida? Isto tudo não trouxe sofrimento a alguém? E quem ordenou que estas coisas acontecessem, foi Deus ou um demônio? Deus não é um tirano e muito menos demônio, acho que demônio é este falso deus em quem eles dizem crer.

Pela lógica de pensamento deles então não pode sequer existir inferno (alguns já estão negando a existência dele), afinal Deus é "amor", Ele não seria tão "injusto" e "mal" ao ponto de condenar uma pessoa a ir pra lá. Afinal, nós homens somos tão bonzinhos, tão puros, tão angelicais, nossos sentimentos são tão bacanas, né? São pensadores mas não param pra pensar que Jesus não retirou uma vírgula do que foi escrito sobre Deus no Velho Testamento, o próprio Jesus conhecia muito bem as Escrituras e o Novo Testamento é uma explicação do Velho, não uma negação das verdades contidas nele. O próprio Jesus também falou do inferno, lembram? Mas se Jesus ama a todos, como que Ele pode ter a coragem de mandar alguém pra lá? Nisto não pensam.

Entendeu o que eu quis dizer? Este deus de amor deles não se sustenta pelas verdades bíblicas, não é verdade, não é o mesmo Deus verdadeiro! Pra eles é como se o amor do Deus bíblico fosse muito pouco, muito raso, insuficiente. Se olharmos a história da igreja veremos que boa parte das heresias atuais não são novas, surgiram há séculos atrás e foram combatidas e vencidas, mas estão voltando aos poucos, com uma roupagem moderna, porém com a mesma essência.

Imagine você conhecer uma pessoa, daí você faz uma imagem de como ela é, se apaixona e começa a namorar com ela. Pois bem, um belo dia você começa a descobrir que ela não é bem exatamente o que você achava, você vê que criou uma imagem irreal dela; e como a imagem verdadeira não te agrada tanto então você termina o namoro e parte pra outra. Isto provavelmente vai acontecer com quem acredita neste deus fantasioso, na hora do sofrimento (que pode acontecer com qualquer um) ou na hora que virem que na verdade Deus não é muito bem o que pensavam então se escandalizarão e O rejeitarão por se acharem bonzinhos e Ele um Deus duro, injusto e mal, seja por exercer a Sua justiça sobre o mundo (justiça que por sinal é diferente da nossa), seja por permitir que algo de ruim aconteça. Parece que não compreendem nada do que Ele revelou de si mesmo aos profetas e apóstolos, e nem o que Jesus revelou do Pai.

É impossível compreender a Deus totalmente, mas distorcer sua imagem pra achar justificativas ou pra afagar nosso ego em meio a nossa pequenez e nossa depravação moral não vai ajudar em nada, muito pelo contrário. Nem a rica misericórdia Dele é suficientemente boa para quem pensa assim, no fundo julgam que todos são merecedores de se dar bem no final, apesar de todo o pecado cometido que ofendeu a santidade de Deus e também afetou a vida de nossos semelhantes. A nossa compreensão Dele deve estar baseada pela Palavra, que é a nossa única fonte segura de referência.

Deus ama sim, e tanto amou o mundo ao ponto de dar Seu Filho. Mas não se engane, Jesus não morreu por todos, se assim fosse não existiria morte eterna, inferno, e o próprio Jesus não teria dito que era o Pai que dava a Ele as pessoas que haveriam de crer, e que aqueles que o Pai lhe desse jamais os lançaria fora, e que as suas ovelhas ouviriam a Sua voz, mas as que não ouvissem não eram suas ovelhas, e que a porta era estreita e poucos passariam por ela, etc. Em meio a um mundo de gente que não está nem aí pra Deus, Deus escolheu um povo pra chamar de Seu, nisto está o amor Dele pela humanidade, não em salvar a todos, mas não deixar que todos se percam merecidamente em seu pecado. Não pense que por si só o homem consegue se achegar a Deus, nosso pecado nos separou Dele e dependemos Dele pra tudo. Até o amor que sentimos pelos outros é dom Dele, traços que ainda sobraram por sermos criados à semelhança Dele, mas fomos corrompidos pelo pecado que habita em nós.

Sei que geralmente as pessoas não gostam do que foi escrito aqui, principalmente por ser difícil compreender o amor de Deus e nem eu o compreendo direito, mas algumas verdades não podem deixar de serem ditas. A verdade nunca deveria sair da moda, mas parece que saiu. É verdade que Ele nos ama, mas não vai negar a Sua santa Palavra e nem Seus princípios éticos por amor a um miserável pecador como eu ou você, não se iluda. Escrevo estas coisas em amor, espero que compreenda.


**Já escrevi algo relacionado a isto no post Seu Deus é uma mentira?. Hoje li um post das queridas Meninas do Reino chamado Amor e Justiça e sua relevância me impulsionou a escrever de novo sobre o tema, vale a pena lê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, se quiser fazer um comentário fique à vontade!
Me resguardo no direito de avaliar o conteúdo antes de publicar, bom senso nunca é demais!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...