domingo, 26 de setembro de 2010

Uma deitadinha no divã, pra variar

Todos nós temos uma história, todos sem exceção possuem características próprias, sejam físicas, comportamentais ou temperamentais, todos fomos marcados pela vida de alguma forma. Nossas particularidades é que nos distinguem e ironicamente estas mesmas particularidades é que nos unem uns aos outros. Somos todos diferentes, mas no fundo somos iguais.

A sua vida certamente te levou por vários caminhos, te colocou em situações que você nunca quis um dia passar e muitas delas você nem merecia, mas assim é a vida. Outras vezes você se deixou levar por um sentimento auto-depreciativo, talvez influenciado pelas pessoas à sua volta, pela forma como te veem e não te compreendem, ou até mesmo tenha se blindado da opinião dos outros. Tudo pode ter origem na forma com que você vê o mundo, na sua forma de criação ou na sua forma de ver a si mesmo. Cada experiência marcante vivida acrescentou algo em quem você é, algo bom ou ruim.

Às vezes um acidente pode te deixar marcas mais profundas do que as cicatrizes, ainda mais se for numa idade em que você está se formando como pessoa, como um pré-adolescente, ainda buscando se encontrar. E estas marcas, ainda que adormecidas com o passar dos anos, mudaram um pouco sua essência. Você teria sido um pouco diferente sem elas.

Às vezes ter seus sentimentos tratados como um brinquedo por alguém em quem você confiava e gostava pode te marcar tanto que fica complicado confiar em outra pessoa. Às vezes isto ainda te torna ainda mais inseguro do que quando buscava auto-afirmação, pois no fim das contas não adianta ser quem é, pode ser muito pouco para o outro. O lado bom é que, se for sensível o bastante, você tira lição para nunca fazer o mesmo com alguém, ainda que saia perdendo. Nestas horas você vê o valor da sinceridade, e se você já a tem, a valoriza ainda mais.

Às vezes esperar que uma mão te puxe de volta para a superfície da vida pode demorar mais do que imagina. Às vezes você foge dela, se isola ou mantém uma certa distância, alimenta-se de uma timidez que não precisa te nutrir, de uma falta de força de vontade que te anestesia, etc.

Às vezes você nunca se encaixou nos padrões do mundo e mesmo assim, como Israel fazia, você insistia em andar segundo seus pensamentos e não buscava fazer a vontade de Deus, agia como um iô-iô, era inconstante. E isto foi te isolando mais, porque ao mesmo tempo que você não queria estar no mundo e fazer as mesmas coisas que o mundo faz, você também não queria fazer aquilo que agrada a Deus.

Às vezes você deixou de tentar viver romances por saber que um relacionamento com algumas pessoas não seria bem o que Deus queria pra você, mesmo você querendo. Isto pode ter te deixado com uma impressão de que valia a pena a renúncia (e realmente valeu), mas com o passar dos anos esta pessoa que você imagina que Deus quer pra você ainda nunca apareceu na sua frente e você ainda se pergunta se valeu a pena esperar e se ainda vale a pena esperar.

Às vezes esta pessoa de Deus pra você ainda não apareceu porque você não aparece, não se deixa conhecer. Ou às vezes a pessoa não aparece porque você cria algumas expectativas exageradas, coloca pré-requisitos raramente encontrados numa pessoa só, num ideal de perfeição ou de semelhança contigo que talvez nunca serão satisfeitos. Ninguém quer ser menos do que o outro espera, quem gostaria de estar com alguém que te olha e pensa que merecia mais? Talvez um masoquista. Sempre que alguém se interessa de coração por outra, ela sente uma certa insegurança, até mesmo os que não são tímidos, e se ele(a) percebe que não existe possibilidade de corresponder à expectativa, simplesmente desiste, se preserva. Há quem insista e consiga, mas são raras exceções. E normalmente os insistentes são as pessoas que não estão sendo sinceras, mas apenas querem satisfazer seu ego.

Alguém já disse que não podemos escolher o que nos acontece de bom ou ruim, mas podemos escolher como vamos reagir a isto, se permitimos ou não que algo nos faça mal ou bem. A gente não pode apagar nosso passado nem voltar atrás para mudar nossas escolhas, mas ainda temos muitas escolhas a fazer, temos um futuro em aberto. Ainda podemos tentar mudar o que há em nós que precisa ser mudado, seja traços de nossa personalidade, como a timidez por exemplo, seja conceitos que temos sobre a vida e sobre as pessoas. Na maioria das vezes não conseguiremos por nós mesmos, mas temos um Deus que transforma. Se buscarmos Nele a mudança que precisamos, se colocarmos Nele a esperança que temos e se colocarmos nosso caminho sob a orientação Dele, o nosso futuro será bem diferente destas partes do passado que nos frustam, ainda que esta mudança exija um tempo. Pode ser que nem todos os nossos sonhos legítimos se realizem, mesmo se andarmos nos caminhos Dele, mas ainda assim Sua vontade será melhor do que o que planejamos pra nós. O Senhor diz que nossos sonhos serão realizados, mas pra isto eles devem estar em conformidade com os sonhos Dele.

Precisamos de Jesus, precisamos de Sua presença em nós, de Sua santidade em nós. Precisamos, simplesmente precisamos. Precisamos reconhecer nossas virtudes e também nos libertar de tudo aquilo que nos impede de viver uma vida plena. Só por Ele conseguiremos, e abrir os olhos para o que precisa ser mudado já é um começo. Nosso coração nos engana muito facilmente, que cada um guarde seu coração e coloque todos os desejos nas mãos Dele, pra que Ele os avalie e permita acontecer apenas o que for bom. E se o Senhor se agradar de nós, quem sabe Ele não nos surpreenda com algumas coisas boas....

"Entrega teus caminhos ao Senhor, confia Nele, e o mais Ele fará." Sl 37:5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, se quiser fazer um comentário fique à vontade!
Me resguardo no direito de avaliar o conteúdo antes de publicar, bom senso nunca é demais!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...