segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O espelho da verdade

Toda pessoa, por mais que não perceba, faz uma auto-crítica e projeta na sua mente uma auto-imagem. Todos nós julgamos ter uma visão real de quem somos, mas muitas vezes estamos tão cegos, ou até mesmo iludidos por uma miragem, que não conseguimos distinguir as cores nem os traços que formam nossa real imagem. Ao se olhar no espelho da consciência, quem você vê? A imagem refletida é uma reprodução fiel de quem você é?

Nem sempre somos quem pensamos ser, e quando nos deparamos com a realidade pode ser um alívio ou um desastre pra nós. Cada um sabe de si, em algumas áreas nos vemos bons demais e em outras bons de menos, às vezes nos fantasiamos, outras nos auto-desfiguramos ou nos escondemos. Esta "miopia" afeta a todos, e dependendo do grau pode nos fazer muito mal, pois esta visão distorcida que temos de nós mesmos certamente influenciará negativamente nossa vida, podendo influenciar até mesmo a visão que os outros tem a nosso respeito. O pior é que, se somos cristãos, esta distorção ainda pode impedir que muitos se interessem por Jesus, pois esperam de nós uma semelhança com Cristo, a sociedade nos cobra isto a todo momento.

Precisamos nos olhar pelo espelho da verdade e o nosso espelho da verdade é a Palavra de Deus. “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as cousas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.” (Hb 4:12-13). Se nos olharmos pelo reflexo da Palavra de Deus, se buscarmos realmente aprender mais o que Ele nos ensina nela, nós não vamos ver uma imagem tão distorcida de quem somos e não seremos tão enganados pelos nossos olhos. Nossa falta de consciência é o que mais distorce o que vemos, precisamos da Palavra para fazer um contraste entre o que é miragem e realidade, pois à medida que nos aprofundamos nela, a nossa miopia espiritual diminui. Quando somos confrontados com a verdade mudamos a direção para não sermos mais incomodados por ela, a verdade nos atormenta.

Não podemos nos esconder em nosso auto-reflexo, o dia do "contraste" final vai chegar e seremos julgados pelo que somos, não pela imagem que projetamos e muito menos pelo que refletimos para os outros; porque Aquele nos vê não pelos nossos olhos haverá de nos colocar em frente a um espelho sem distorção pra nos mostrar quem realmente somos. Neste dia os que estiverem realmente em Cristo refletirão Sua perfeita imagem e receberão tratamento de filho(a) amado(a), mas os que refletirem uma imagem falsificada serão lançados na escuridão, onde não serão reflexo de mais nada, no máximo do vazio e da morte. Não podemos confiar nos olhos míopes de nosso coração, precisamos perguntar a Ele se estamos refletindo a imagem do Filho, precisamos andar na luz de Cristo.

Muitas vezes me sinto insignificante, incapaz, invisível aos olhos de alguns. Nestes momentos não tem como não me sentir meio pra baixo, sou humano como qualquer um, também tenho sonhos não realizados e algumas vezes sofro do famoso complexo de inferioridade. Por isto é muito importante nunca nos esquecermos de como Deus nos vê, precisamos desta visão perfeita Dele até mesmo pra nos enxergarmos, senão estamos perdidos. Ele conhece nosso íntimo, sabe de nossos defeitos mais ocultos e não nos esconde deles, mas ainda assim nos olha diferente, Ele nos vê com um grande potencial. E não pense que é por mérito ou qualidade nossa, pois não é. Quando Deus nos olha Ele vê a imagem de Seu filho Jesus, fomos resgatados na cruz pra refletir a imagem e a glória Dele, mesmo sendo o que somos, pecadores. Ainda que o mundo nos despreze ou simplesmente não nos enxergue, Deus nos vê como filhos amados, e se temos um Pai tão bom, não estamos desamparados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, se quiser fazer um comentário fique à vontade!
Me resguardo no direito de avaliar o conteúdo antes de publicar, bom senso nunca é demais!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...