domingo, 19 de setembro de 2010

Desabafo: Que tal acordarmos para a caridade?

"Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo estrangeiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; e estando enfermo e na prisão, não me visitastes.
E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, estrangeiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos?
Então, lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes mais pequeninos o deixastes fazer.
E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.
"
Mt 25:41-46

Fortes estas palavras, não? Difícil ler sem sentir uma pedrada no meio da testa.

Eu não me iludo achando que nós cristãos mudaremos o mundo, mas nós, ditos cristãos evangélicos, nunca seremos levados realmente a sério na sociedade se não investirmos parte de nosso tempo, esforço e dinheiro em ações sociais contínuas, em outras palavras, "caridade". Geralmente só vejo falar em ajuda quando acontece alguma tragédia (enchentes, terremotos,tsunamis ), isto é muito pouco. Escrevo este texto com uma mistura de tristeza, revolta e vergonha, sem a pretensão de dar a solução final do problema, pois é muito complexo e não temos condição de acabar com ele. Há alguns meses participo de um ministério da minha igreja que distribui sopa para moradores de rua e num hospital infantil, levamos também folhetos evangelísticos e quem pode e quer leva roupa ou bíblia pra dar pra quem pede, estas coisas, e também oramos por quem pede oração. Por favor não entendam isto como um marketing pessoal, pois não é. Faço muito pouco ainda, poderia fazer bem mais, ainda tenho um bom tempo livre na agenda.

Ao distribuirmos a sopa nas ruas é muito comum conversarmos com loucos, com bêbados, drogados, ex-evangélicos (muitos, por sinal), há gente com um semblante ruim e violenta, gente ingrata, há quem se ache muito bom (e injustiçado), gente que conhece a Palavra muito bem (e se bobear ainda dá aula pra nós), gente que não aceita estar naquela situação por achar que Deus foi ruim com elas, gente que se sente a escória da humanidade por causa do desprezo que sofrem, etc. Não estou exagerando, falo isto porque já vi (e vejo) pessoas assim enquanto distribuía sopa. Independente do que aconteceu para chegarem nesta delicada situação, se merecem ou não, o evangelho precisa chegar a estas pessoas, existe isto em todas as nossas cidades, mas se nós virarmos as costas nada mudará, se só entregarmos folhetos evangelísticos não adiantará muita coisa, se só pregarmos também não. Sabe o porquê? Não te darão crédito, pois que grande amor é este que pregamos se ele não é capaz de estender a nossa mão ao sofrimento do outro? O amor de Deus está realmente em nós???

Só para fazer um comparativo, muitos destes moradores de rua que atendemos gostam muito mais dos espíritas do que dos evangélicos, pois eles fazem mais do que nós por em favor deles. No caso que vivenciamos aqui, a comida dos espíritas não é sopa (ainda que a nossa seja das boas), mas é arroz, feijão, carne, é mais "sustância" e naturalmente eles gostam mais da comida deles. Eles distribuem vários livros de temática espírita, dão roupas, cobertores, e até mesmo carinho (isto eu suponho). Não quero aqui os criticar por serem espíritas nem falar que são ruins, por favor, não entendam mal, é muito louvável e relevante a ajuda deles, ainda que eu não concorde teologicamente com sua motivação, mas a verdade é que eles dão um show nos evangélicos quando o assunto é caridade e neste aspecto são um exemplo a ser seguido. Aposto que se perguntassem pra sociedade quem se parece mais com Cristo diriam que são eles, não nós cristãos. O mundo vê muito mais amor neles do que em nós, pois na grande maioria dos casos a nossa fé é morta e está enterrada debaixo dos bancos de nossas igrejas.

Em nossa rota passamos também por um hospital infantil, onde sempre tem dezenas de pessoas há várias horas esperando numa sala enquanto o filho está internado ou não foi atendido, às vezes até levam as outras crianças porque não tem com quem deixá-los. Tem gente que sai de casa às pressas com menino no colo passando mal, nem teve tempo de comer nada, nem tem ou está com dinheiro pra pagar por comida. Tem gente vivendo meses de angústia nesta sala, com o morre-não-morre do filho, com o desespero e temor. Já imaginou o tanto de gente que vive situação semelhante a estes que citei e não tem ninguém que estende a mão pra ajudar, que se importe? Uma simples sopa nestes casos ajuda muito, faz diferença, traz simpatia e credibilidade ao evangelho que distribuímos nos folhetos evangelísticos.

Tem muita desgraça acontecendo e em geral nós, ditos cristãos, estamos longe de ser sal e luz nestes locais. A igreja de Cristo deveria ser referência nesta área de ajuda ao próximo e não motivo de escândalos para o mundo, como se vê por aí. Há quem condene ou desvaloriza o assistencialismo, mas eu queria ver se elas teriam a mesma opinião se fossem um dos que necessitam de ajuda. Algumas igrejas e cristãos tem aquela idéia ridícula de que só fazer ação social não vale nada, que a missão da igreja é evangelizar; e nesta falta de compaixão cruzam os braços e fecham os olhos. Eu defendo, é claro, que temos que pregar sim o evangelho nas ações sociais, mas será que ninguém vê que ação social feita por cristãos seria uma forma de evangelismo até mesmo se não falássemos um "a" do evangelho? Nossas atitudes falam muito, até mais que nossas palavras. Quantas pessoas poderiam ser alcançadas pelo evangelho se fizéssemos a ação social que Jesus espera de nós?

Eu não sei o que esperar das igrejas, pois a maioria delas não ajuda nem o próprio membro que está passando dificuldade, e isto é uma vergonha. Então, cristãos, a responsabilidade é nossa, se a gente quer uma mudança neste panorama de inércia ela tem que partir de cada um de nós, não podemos esperar nossas lideranças acordarem, pois estão mais preocupadas com outras coisas, infelizmente. Eu sonho com grupos de amigos vão se juntar para fazer ação voluntária e social, não em nome da igreja simplesmente, mas em nome de Cristo, pra demonstrar o amor Dele para com o ser humano, pregando o evangelho também através das obras e ajudando seu irmão em Cristo que precisa de ajuda. Sonho que um dia a igreja vai parar de estimular seus membros a pedirem bênçãos pra se auto-satisfezerem, vai deixar de ser egoísta e pensar em quem não tem nada e ninguém por eles. Sonho num dia em que cada igreja vai querer ser relevante em seu bairro e cidade. Sonho num dia em que os cristãos vão pedir a Deus aumento na renda com uma intenção sincera de usar os recursos para servir o Reino e ajudar ao próximo, não apenas para ter uma vida mais confortável (que no fundo é só o que esmagadora maioria quer). Sonho num dia em que a igreja rica vai usar parte de todo este dinheiro que arrecada para dar uma chance de alguém recomeçar a vida acolhendo e ensinando uma profissão, ou ainda que não seja a igreja que faça isto, que sejam instituições mantidas por cristãos. Certamente Jesus vai salvar muitas vidas se um dia agirmos assim.

Sonhar é bom, mas que tal acordarmos e fazer pelo menos o que está ao nosso alcance acontecer? Nem sempre conseguiremos fazer muito, é verdade, mas ajudar os necessitados com um pouco de alimento, roupa, remédio, não vai arrancar pedaço de nenhum de nós. Tem gente que mora em condição muito precária, até dentro das igrejas, e quase ninguém que poderia ajudar ajuda. Cada um tem que fazer sua parte, mas sozinho ninguém fará um grande impacto. Se nos unirmos e nos organizarmos só Deus sabe do que seremos capazes de fazer em favor do Reino, amando de verdade (com atos concretos) o nosso próximo.

Você pode até estar se perguntando se sou um louco sonhador ao escrever estas coisas, talvez eu seja mesmo, e quer saber? Ainda preciso me aprofundar bem mais nesta "loucura". ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, se quiser fazer um comentário fique à vontade!
Me resguardo no direito de avaliar o conteúdo antes de publicar, bom senso nunca é demais!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...