domingo, 12 de junho de 2011

Seu Deus é uma mentira?

Antes de tocar no assunto, gostaria de fazer uma pergunta: O que é a bíblia pra você? Um livro com bons ensinamentos ou a Palavra de Deus revelada aos homens? Não é de hoje que acontece, mas vejo claramente que falta respaldo bíblico sobre o que é dito sobre Deus no meio cristão em geral. Existem muitas correntes de pensamentos a respeito Dele, várias explicações para definir quem Ele é, o que Ele faz e como Ele age, várias teologias, etc. Já criaram um deus intolerante e bravo, já criaram um deus distante, já criaram um deus que é impotente e se reduziu para ser compreendido pelo homem, enfim, já criaram vários deuses em cima de um único Deus.

Atualmente vejo que está na moda a Teologia Relacional, que é uma reinvenção de Deus por julgarem ultrapassado e insuficiente o que foi compreendido até aqui pela revelação das Escrituras. Esta desculpa de que o homem entendeu Deus totalmente errado até hoje não me convence, particularmente acho que simplesmente quiseram um deus diferente do que é relatado na bíblia; eles não gostaram do Deus revelado nela e inventaram um deus com características um pouco diferentes do que é descrito na Palavra para satisfazer nossa necessidade humana de encontrar explicação pra tudo e, lógico, de uma maneira que nos deixe satisfeitos e confortáveis com tal explicação. O homem demonstra que a cada dia involui espiritualmente ao querer mudar Deus segundo os pensamentos da pós-modernidade, se esqueceu que Deus não muda.

Segundo eles o fato de Deus ser amor implica em dizer que Ele é incapaz de causar qualquer sofrimento ao homem, se Ele o faz é um demônio ou um tirano. Fizeram do amor de Deus um deus, mas Deus é mais que isto, é uma pessoa. Segundo eles Deus não permitiria catástrofes, se aconteceu foi porque Ele foi pego de surpresa, não podia fazer nada (coitado, né? tão fraquinho esse deus), mas a bíblia escancaradamente afirma que Ele está no controle de tudo, apesar da desobediência humana. Alguns ensinam também que Deus não sabe o futuro, sendo assim está à mercê de nossas inesperadas decisões, e assim, consequentemente concluem que a queda de Adão não foi pré-conhecida. A bíblia, porém, afirma que Jesus não foi plano B, Deus sabia que o homem iria cair e antes da fundação do mundo já planejou a nossa redenção em Cristo, Ele não foi pego de surpresa! É obvio que Ele sabe o futuro. Se fosse assim, como explicar o cumprimento das profecias? Deus acertou no chute? (Quanta sorte Ele tem, não é mesmo? Não erra uma!)

O Deus da bíblia é amor, se importa comigo e com você, quer o nosso bem, quer se relacionar conosco e ser adorado por nós. Sim, isto é fato, Deus é bom demais! Porém, não podemos reduzi-Lo a um deus "sentimentalóide", extremamente emotivo e carente do contato humano, que só faz o que nos agrada, não pune, não castiga, não corrige, não governa o mundo, etc. A mesma bíblia afirma que Deus mandou o dilúvio, que Deus mandou anjos matarem os primogênitos no Egito, inclusive o filho de Faraó (leia Gênesis). Afirma que Deus arrasou os cananeus e amalequitas através de Israel, arrasou Israel através da Babilônia, arrasou a própria Babilônia através dos medos, e assim fazia. Ele governava e ainda os reinos, se não acredita veja em Jeremias 27:6-7 um exemplo disto. Velho Testamento também é bíblia e Jesus o estudou, e até no Novo Testamento Deus faz coisa que é difícil entendermos, como no caso de Ananias e Safira (Atos 5). Como entender tudo isto? Eu não sei!!! Só sei que isto não faz com que Ele deixe de ser bom e nem amor! Somos maus segundo os padrões Dele e bons aos nossos padrões, nunca podemos nos esquecer disto! O juiz é Ele e não nós! E por mais que não entendamos todos os seus critérios, Ele é justo.

Por favor, vamos acordar, isto é muito sério, qualquer evangelho diferente do que foi revelado aos apóstolos deve ser considerado anátema. Por mais florida e bela que pareça a teologia que estão criando sobre Deus, os fins não justificam os meios, a verdade bíblica não pode ser deixada de lado. Ignorar relatos da bíblia sobre quem Deus é e criar um deus diferente do Deus revelado nela pra encontrar explicações para as injustiças do mundo é apostasia, busquemos e aceitemos a verdade sobre Deus. Vivemos num mundo injusto e a queda do homem foi a origem disto tudo, Jesus também sofreu aqui e também foi injustiçado aqui, pessoas boas sofrem e pessoas más se dão bem, o mundo é assim, Deus decidiu assim e o próprio Jesus deixou bem claro numa conversa com Pilatos de que Seu Reino não é deste mundo (apesar Dele ser o dono).

Temos que parar com esta mania de querer explicação pra tudo. Deus não é obrigado a nos explicar nada e nem a contar os Seus planos. Nem se Ele contasse iríamos entender, somos limitados, temos que aceitar isto e confiar Nele. Ele é bom, mas Ele traz o "mal" e o bem sobre justos e injustos e também visita as iniquidades dos pais nos filhos. Ele é misericordioso, mas usa de misericórdia com quem Ele quer. Ele é Deus, quem manda é Ele, coloquemos-nos no nosso lugar, por favor! É pela misericórdia Dele que não fomos consumidos, somos ingratos e mimados, queremos que Ele nos atenda em tudo, nos satisfaça em tudo, e aí quando algo não vai do jeito que gostaríamos então reclamamos à vontade, às vezes chegamos ao ponto de pensar que Ele não é tão bom assim.

Muito se fala do amor de Deus, mas cada vez mais o homem quer criar um deus mais "humano", mas lembre-se disto: Jesus é quem foi o verdadeiro humano, nós somos decaídos. Jesus é filho de Deus, disse que veio cumprir a Lei e não revogá-la, Jesus falou também que erramos em não conhecer as Escrituras porque elas testificam Dele. Não tenho dúvidas de que este deus que criaram não é o mesmo Deus das Escrituras, é apenas parte Dele, é uma meia-verdade. Deus é amor, mas Ele também é soberano, todo-poderoso, controla a história do mundo, Seus caminhos são mais altos e Seus critérios de justiça diferentes dos nossos. Nem uma folha cai sem permissão Dele.

O seu deus é o Deus de Abraão, Isaque e Jacó? É o mesmo Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo? Se não é, sinto muito te dizer: seu deus não existe, é uma mentira, não passa de um ídolo forjado pela intelectualidade humana que no fundo não aceita o Deus verdadeiro revelado na bíblia e confirmado pelo próprio Jesus. E se para você, que diz crer em Jesus, apenas algumas partes da bíblia são verdade, quem lhe garante que o que está escrito sobre seu Jesus é verdade e que Ele é verdadeiramente filho de Deus?

Hoje está na moda a discriminação das certezas (rejeição de verdades absolutas), mas tratar toda certeza como nociva é um erro pós-moderno (mais um!), é a relativização de tudo, é não crer efetivamente em nada. Por mais que nossas certezas e convicções incomodem quem pensa diferente, algumas certezas nós temos que ter na vida, isto se chama fé; e é somente pela fé que somos salvos, desde que depositemos nossa fé na Verdade. Sem fé é impossível agradar a Deus, não podemos esquecer disto.

Devemos ter cuidado para não amarmos um deus que não existe, pois é diante do Deus verdadeiro que iremos comparecer e é pelo Filho Dele que seremos salvos. Imagine Deus te dizendo: "Não te conheço, sinto te contar isto, mas o seu deus era outro! Eu Me revelei para que você pudesse Me conhecer, só que você não se interessou por Mim.". Lembra que Jesus disse que Ele e o Pai são um e que quem rejeita o Filho também rejeita o Pai? Pois bem, ouso concluir que quem rejeita o Pai consequentemente rejeita o Filho. Se a pessoa não gosta do Pai no final das contas não gosta de nenhum dos dois, pois são iguais.

A bíblia nos alerta de falsos mestres, de pessoas que não iriam suportar a sã doutrina, disto o pessoal se lembra (apesar de não se preocuparem com a verdade). Só que ela alerta também que eles iriam sair do meio de nós, e disto poucos se lembram. Não escrevo este post para atirar pedras, nem para chamar de herege quem quer que seja, só estou aqui para chamar a atenção para uma triste realidade que, se não for combatida, vai impedir que muita gente tenha pleno conhecimento da Verdade.

Para terminar, insisto com uma pergunta feita acima: O seu deus é o Deus de Abraão, Isaque e Jacó? Este é o Deus verdadeiro, o Deus da bíblia, e Jesus é um com este Deus. Não há outro, portanto não se apegue a meias-verdades, não se apegue a uma mentira.

2 comentários:

  1. O problema não está na crença da existência ou não de Deus, pois se existimos é porque algo nos criou. O problema está na natureza do criador. O Universo é infinito, portanto, nada pode criar o Infinito, uma vez que nada pode ser maior que ele. Então só nos resta uma alternativa: O próprio Universo é o criador. Mas como o Universo seria o próprio criador? Sabemos que tudo no Universo é regido por uma linguagem matemática. Hoje, os cientistas já sabem queo universo todo é permeado por uma energia. Eles a chamam de Energia Escura, porque não a vêem. Ora, uma Energia infinita e regida por uma linguagem matemática é uma Energia Inteligente. Logo, o próprio Universo é um campo infinito de energia inteligente, mas não Consciente, pois não faz sentido a existência de um ser que não conhece sua própria dimensão, já que é infinito (pelo menos, segundo Huberto Rohden esta forma de consciência que conhecemos). Esta teoria se encaixa na filosofia taoista que diz: Tao (o Universo Imanifesto, Deus) gera Ki (uma energia secundária já pertencente ao universo relativo), pois se divide em Yang e Yin e gera tudo que existe. É daí, talvez, que surgiu a frase “Deus criou o universo” traduzindo como Tao (o Universo Infinito) criou Ki (o universo relativo), somente assim ela faz sentido. Para quem quer se aprofundar neste assunto escrevi o livro O MITO DO DEUS PAI publicado pela EDITORA BIBLIOTECA 24X7 e que pode ser adquirido diretamente no SITE DA EDITORA ou na LIVRARIA CULTURA. Ele discute o Universo Inteligente, senhor de sua própria criação. Entretanto, este não é um livro materialista, pois mostra que somos quantidades ínfimas de energia gerada pela vibração da Inteligência Infinita até adquirimos consciência através das sucessivas reencarnações em corpos materiais até evoluirmos para Seres Superiores (Espíritos de Luz).
    Infelizmente, este é um assunto sobre o qual as pessoas se recusam a falar e até a pensar. Elas têm medo, horror mesmo do desconhecido e isso leva ao comodismo de aceitar as explicações burlescas dos religiosos inclusive de que quando se sofre é por que o deus pai gosta muito de nós e está nos pondo a prova para ver nossa o grau de nossa fé. Esta é a desculpa que os religiosos têm par justificar a miséria humana. Como psicanalista posso assegurar que esta é uma atitude de transferência dos nossos pais biológicos que nos protege quando criança para um pai mais poderoso que nos protegerá quando adultos. Recebi um E-mail que trazia uma lenda cherokee da iniciação de um jovem ao estado adulto. Nela ele ficava de olhos vendados a noite toda a mercê de toda sorte de perigos, mas ao acordar e tirar a venda dos olhos viu que seu pai estava ao lado dele o tempo todo. Comparava a mensagem a Deus nos protegendo. Respondi então: Se Deus está ao nosso lado, por que então ele não protege seus "filhos" como o pai do índio e evita tanta desgraça, tanto assassinato no meio do mundo.
    Pedro Cabral Cavalcanti – pcabralcavalcanti@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, o assunto abordado gira em torno de pessoas que usam a bíblia para pautar suas crenças. Há os que a consideram apenas um livro e tiram dela só o que gostam de ouvir e há os que creem que a bíblia é a palavra de Deus, que é Deus se revelando aos homens, sem falhas na revelação, ainda que Ele tenha se revelado parcialmente e ainda que incompreensivelmente sob muitos aspectos (pois somos limitados).

      Muitos ODEIAM o que foi revelado, por isto criam outros mecanismos de criar para si um deus mais agradável ou uma forma de salvação por mérito próprio, sem depender de Cristo. Tentamos pintar um Deus à nossa forma de pensar, conivente com nossos desmazelos, sendo que Ele já revelou muito de Si mesmo na bíblia e Jesus confirmou tudo. Na verdade o homem quer que Deus seja um serviçal para quando eles precisarem, não querem que Deus seja o dono de suas vidas.

      No fundo o homem se acha um santo merecedor do favor divino pra tudo, apesar de toda a maldade e egoísmo que carrega no coração. Ao menor desastre culpa a Deus, mas não reconhece que leva uma vida nada altruísta. Culpa a Deus da fome e miséria, mas não estende a mão aos famintos. Deus julga coletivamente também, não só individualmente. Como se dá isto? Não tenho a mínima ideia, é demais pra mente humana.

      Quem não é cristão tem todo o direito de discordar e achar que tudo isto é balela, mas nós temos convicção de que Jesus é o Filho de Deus, de que Deus é soberano e apesar de toda maldade que Ele ainda permite que aconteça no mundo no final das contas as peças se encaixarão para mostrar um propósito mais valioso. O universo não gira ao nosso redor, Deus é o centro.

      Deus escolheu se revelar em Jesus, e usou profetas para preconizar a sua vinda e se relacionava com o povo judeu de forma diferenciada, e estes profetas registraram esta revelação e os apóstolos também. Ele não deve explicações a suas limitadíssimas criaturas pela forma como se revelou, nem como conduz o universo ou a história. Na nossa casa e nossa vida não aceitamos pitaco de quem é de fora, não creio que Deus vá aceitar, a bíblia afirma que não aceita mesmo...

      Enfim, a grosso modo é isto. Mas o assunto é muito mais complexo e por vezes parece ser contraditório algumas coisas se não olharmos pelas lentes certas. Deus não explicou o porque de tudo ainda, só na eternidade saberemos mais detalhes.

      Obrigado pelo comentário.
      Abraço!

      Excluir

Olá, se quiser fazer um comentário fique à vontade!
Me resguardo no direito de avaliar o conteúdo antes de publicar, bom senso nunca é demais!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...