segunda-feira, 18 de março de 2013

O guia certo

Jesus falou certa vez de cegos que guiavam outros cegos, os quais estavam ambos sujeitos a cair no barranco (Lucas 6:39). Gostamos de falar deste tema para criticar os falsos religiosos que enganam o povo distorcendo a Palavra, ou até mesmo para falar de outras religiões que não seguem a Cristo. Mas, e nós? Quem é nosso guia? Temos um guia que enxerga? Quem é a nossa referência? Será que é mesmo Jesus?

Fazendo uma análise superficial, somos de certa forma guiados por pelo menos 5 coisas.
1) Somos guiados por nossos sonhos. Investimos muito em busca de sucesso profissional, viagens, vida sentimental, formar família, etc.
2) Somos guiados pelos outros. Se fazemos algo em busca de aceitação, fazer parte de um grupo ou adquirir status, estamos sendo guiados pelos outros.
3) Somos guiados pela cultura. O mundo à nossa volta influencia muito nossa forma de pensar e consequentemente nosso modo de vida.
4) Somos guiados por nossos pecados. A partir do momento que deixamos nossa natureza pecaminosa nos conduzir a fazer o que é errado, estamos sendo guiados por eles.
5) Somos guiados por ideais. Quando abraçamos um ideal, uma cosmovisão de mundo, a nossa vida toda é afetada.

Como pode-se perceber, é muito comum a gente assumir o papel de guia cego de nós mesmos ou sermos guiados por "instintos" cegos ou por um sistema cego. Na nossa vida somos impelidos a caminhar em direção a algum objetivo, seja qual for; e ainda que este objetivo não tenha objetividade nenhuma ele não deixa de ser um objetivo. Fazer nada é um objetivo, cruzar os braços é um objetivo. Assim, para alcançá-lo fazemos o que for preciso, vamos atrás dele cegamente, guiados pelo próprio ou por nós mesmos. De certa forma, sempre há algo que nos guia, ainda que seja nós mesmos.

Em Romanos 8:14 Paulo deixa claro que "os que são guiados pelo Espírito Santo são filhos de Deus".
Se afirmamos que somos filhos de Deus e não nos preocupamos em nos deixar sermos guiados pelo Seu Espírito, estamos, na prática, sendo desobedientes pois é certo que sem isto vamos fazer nossa vontade mesquinha e não a Dele. Ser guiado pelo Espírito é, em primeiro lugar, uma negação a nós mesmos. É deixar de lado nossa vontade própria e nos submetermos à vontade de Deus, é voltarmos os olhos para o Seu Reino e também para o próximo. É se abrir para uma vida cheia de desafios, mas compensadora.

Se formos guiados pelo Espírito vamos notar que precisamos parar pra consultar o que as Escrituras ensinam sobre o que é ser discípulo de Jesus. E assim vamos ver que precisamos entender que uma vez que nos convertemos de verdade a Cristo, passamos a ser filhos de Deus e a ter em nós o Espírito Santo. E o que isto significa? Significa que pertencemos a Ele, não mais a nós mesmos. Significa que não estamos neste mundo a passeio, para curtir a vida, nem para ser apenas mais um como a maioria. Significa que Deus nos chamou para em primeiro lugar glorificá-Lo com nossa vida, e para sermos um testemunho de carne e osso de que Jesus é verdadeiramente Senhor, e de que Deus é santo e precisamos abandonar nossos pecados. Só que esquecemos disto constantemente, e infelizmente há muitos pseudo-cristãos por aí que parecem nunca ter tido um pingo desta consciência e se recusam a aceitar esta verdade, acham "radical" demais, e ainda levam muita gente a pensar como eles.

Sabendo do que nos foi confiado e ordenado por Deus, precisamos ser guiados pelo Espírito para não nos conformarmos com uma vida medíocre. E isto não se aplica apenas à nossa vida espiritual, porque a boa vontade de Deus transcende os céus e impacta nossa forma de viver aqui nesta terra, gera atitudes. Não tem como separar isto. O Espírito é que gera esta inconformação.

Se nos deixarmos ser guiados pelo Espírito, vamos parar de tentar encaixar a agenda de Deus dentro da nossa agenda, vamos ver que na verdade precisamos é trocar de agenda e tentarmos encaixar a nossa dentro da Dele. Se nos deixarmos ser guiados pelo Espírito, vamos deixar nossas desculpas de lado e vamos buscar o Reino verdadeiramente em primeiro lugar, sem esquecer de que os nossos sonhos e projetos de vida estarão sob a aprovação Dele e sob os bons cuidados Dele e nosso (também somos responsáveis por fazer algo).

Que Deus tenha misericórdia de cada um de nós e nos ajude a buscar e a viver guiados por Seu Espírito. É certo que exige dedicação de nossa parte, pois renunciar a nós mesmos nunca será "fácil, extremamente fácil" como dizia uma canção. Entretanto, se somos filhos de Deus precisamos e devemos ser guiados pelo Espírito do nosso Pai. Como poderia ser diferente? Ele inclusive O enviou para isto, é só através Dele que deixamos de ser cegos espiritualmente e podemos ter a visão que realmente presta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, se quiser fazer um comentário fique à vontade!
Me resguardo no direito de avaliar o conteúdo antes de publicar, bom senso nunca é demais!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...