domingo, 20 de março de 2011

Motivações desfocadas

Você já tirou uma foto totalmente fora de foco? Conseguiu ver direito o que queria? Serviu pra alguma coisa a foto? Acredito que não, não é verdade? Agora imagine que você está fazendo algo "pra Deus" e aquilo que te impulsiona, te motiva a fazê-lo, é aquela fotografia que você tirou. Se o seu foco for como o da sua máquina, qual seria o resultado? Satisfatório?

É possível não estarmos com o foco principal em Deus até mesmo quando parecemos estar, mas geralmente achamos que isto só acontece com os outros. Dizemos que tem pessoas que pregam com eloquência e usam frases de confiança só para arrancar aplausos. Dizemos que tem "adoradores" que O adoram só para se exibirem, mostrar o quanto são talentosos. Dizemos que tem quem faça o bem para causar boa impressão, ser chamado de "bom cristão", etc. Sabemos que muitas pessoas agem assim, mas nós mesmos não sabemos quando agimos assim, ou fingimos não saber. Seja qual for o ministério da pessoa, pregar, cantar, tocar, escrever, servir, nada que ela faça deveria ser para sua própria honra ou benefício.

Nosso coração nos engana demais, não são poucas as vezes que fazemos o certo pelos motivos errados, é algo mais comum do que imaginamos, basta pensarmos um pouco mais sobre nossas motivações em cada detalhe da nossa vida cristã. Talvez não façamos o que algumas pessoas fazem mas fazemos algo parecido, e sem perceber. Por exemplo, muitas vezes nos sacrificamos em obediência a Deus mais desejosos dos frutos que vamos colher dela do que o que ela representa pra Deus. Nossa obediência deveria ser motivada pela alegria que ele vai proporcionar ao coração de Deus e não à alegria que Ele vai nos proporcionar por sermos obedientes a Ele. Nosso "sacrifício de louvor" deve ser para alegria Dele, não a nossa, ainda que Ele nos dê abundantemente de Sua alegria por sermos fiéis, afinal Ele quer nosso bem.

É muito comum também vermos pessoas sendo incentivadas a ofertar na igreja ou a doar ao próximo pelo fato de que Deus as abençoará. A bíblia nos ensina claramente que Deus abençoa quem ajuda o próximo, que Deus retribui a generosidade numa medida maior (isto não quer dizer necessariamente na mesma "moeda"), não questiono a retribuição mas a pergunta que faço é: "Qual a nossa motivação em dar e ofertar?". Seria receber algo em troca? Ajudar porque Deus vai nos recompensar? Ou fazemos isto simplesmente porque Ele se agrada que o façamos? Eu fico triste de ver às vezes alguém incentivar as pessoas a serem generosas usando este argumento de que Deus as abençoará, mas se sabemos que Ele quer que façamos tudo por amor nossa motivação deveria ser o próprio amor. O amor não espera algo em troca, não dá para receber.

O que nos move a fazer algo pra Deus deveria ser nosso amor por Ele, pois foi o amor que Ele tem por nós que O moveu a se fazer homem e subir naquela cruz. O único "interesse" do amor é fazer o que é bom para quem é amado, é servir, é se doar. E o nosso amor por Ele deve fazer-nos querer a glória Dele, pois Ele deseja ser glorificado, só Ele é digno de glória. Não faríamos nada se não fosse pela graça que Ele nos dá.

Por trás de nossas escolhas e ações tem sempre uma ou mais motivações. Cabe a nós identificarmos todas elas e avaliarmos se são agradáveis a Deus ou não. Se uma foto fora de foco não serve pra nada, como que nossas motivações fora do foco correto terão valor pra Deus? Ele sabe o que está por trás de cada coisa que fazemos, podemos nos enganar a nós mesmos, mas a Ele não.

Devemos nos lembrar que tudo que Jesus fez foi para a glória do Pai, foi para agradá-Lo, e não a si mesmo. E para Sua própria glória que Ele nos ama e quer ser amado e servido por nós.

2 comentários:

  1. Maravilha de texto..parabéns pelo blog e bom gosto nas publicações..sua visita será uma alegria..

    Shalom no vínculo daquele que nos chama para amar


    http://nairmorbeck.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nair, obrigado pelo comentário!
    Seja bem-vinda!

    Gostei do seu blog e já estou seguindo!

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir

Olá, se quiser fazer um comentário fique à vontade!
Me resguardo no direito de avaliar o conteúdo antes de publicar, bom senso nunca é demais!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...