domingo, 13 de março de 2011

Deus e a catástrofe japonesa

Esta semana ficamos todos impressionados com as imagens que vimos do terremoto e do tsunami no Japão. Nunca tivemos tantas imagens de uma catástrofe de tsnunami como vimos agora. Porém, para mim, mais impressionante do que as imagens é a postura de pensamento de alguns religiosos (evangélicos) sobre as razões de tamanha tragédia.

Para alguns tudo isto é castigo do Eterno sobre aquele povo por não reconhecerem Jesus como Senhor e Salvador, terem seus "ídolos", etc. Mas quem tem a capacidade de sondar o coração de Deus para afirmar isto? Ninguém pode!!! E muitos nesta linha de pensamento não se compadecem de um povo, gente como nós, que agora sofre com a perda de muitas vidas preciosas e com a destruição de suas casas, muitas vezes fruto de toda uma vida de trabalho. O amor é um sentimento que só vale entre eles, imagino, afinal todos os povos que não obedecem às escrituras são "odiados" por Deus, infelizmente não é assim que muitos deles pensam? E se for mesmo algum castigo por "ira divina" o Japão pode estar pagando por toda a humanidade, inclusive pela violência em nosso país, será que pensaram nisto os santarrões?

Já para outros, Deus é amor e de maneira nenhuma faria este tipo de coisa, permitir ou ordenar uma tragédia. Pensam que se isto aconteceu Deus não tem nada a ver com a história, só aconteceu porque Ele não sabia e foi pego de surpresa, não deu pra fazer nada e Ele está sofrendo muito por não poder ter evitado. Então concluo que nesta linha absurda de pensamento Deus não tem poder algum sobre os acontecimentos, é tão impotente como nós humanos, não é mesmo? E se a bíblia fala abertamente da soberania de Deus o que vale a bíblia para este povo que pensa isto? Nada? De que valeram os anos estudando as escrituras? Nada? Um famoso e polêmico pastor (Ricardo Gondim) disse no twitter, com outras palavras, que é preciso mudar os pensamentos, mudar a teologia, mudar os conceitos porque o mundo está mudando, evoluindo. Disse também que um "deus" que comanda uma catástrofe e causa sofrimento é um demônio e deve morrer. Pelo que ele deu a entender no twitter (numa conversa com um japonês) ele segue a mesma linha de pensamento destas religiões orientais sobre Deus e que a nossa bondade é o que vai nos salvar, Deus criou o mundo e se retirou, deixou no piloto automático.
Nada contra mudar os pensamentos, é saudável e necessário para nós, mas isto não é desculpa pra jogar literalmente no lixo tudo o que a bíblia afirma sobre o que Deus é e o que Ele fez e faz na sua incompreensível justiça e nos seus insondáveis propósitos. Evoluir não é mudar a Deus, mas mudar a nós mesmos. Se sabemos que Deus é imutável, isto é claramente uma apostasia! As palavras do pastor Gondim me deixam perplexo (mesmo sabendo que no tsunami de 2004 ele também andou falando bobagem) porque a bíblia é clara ao afirmar que Deus está no controle de TUDO, Ele traz a bênção, mas também é Ele que trazia a peste e a fome, Ele que mandava as nações afligir a nação de Israel, mandou inclusive a Babilônia destruir quase por completo a Israel e depois disto Ele também mandou que a Babilônia fosse destruída, bem como diversos povos. Isto está tudo registrado lá no Velho Testamento, e o próprio Jesus deu COMPLETO CRÉDITO ao Velho Testamento, Jesus conhecia as escrituras e as recitava e falava que elas testificavam Dele e que era erro nosso não conhecê-las!!!

Seria Deus um deus mal? De modo algum!!! Ele sabe o que faz, nós é que não entendemos! E Ele não explica o porquê de suas ações e nem tem a obrigação de explicar! O ser humano quanto mais intelectual quer ser mais distante de Deus ele fica, infelizmente a verdade é esta. Troca a fé pela razão, pelo que os olhos conseguem ver, se esquece de que temos alma e a vida aqui na Terra é passageira e Deus é espírito e não olha a nossa morte como nós olhamos. Se esquece que a nossa vida aqui não é o fim, estamos aqui por um breve tempo só.
Eu creio que Deus decretou que ia acontecer este terremoto e muitos outros virão pois o fim se aproxima e Ele já determinou que isto iria acontecer. Eu não sei a razão disto, mas por mais que eu não entenda Seu modo de agir Ele é sim AMOR! E por Ele ser amor sei que Ele se compadece dos japoneses, sei disto porque Ele se compadecia das nações apesar de todo o mal que Ele os fez passar por causa da própria maldade deles. Enfim, ainda que supostamente seja por castigo pelos próprios pecados da nação, Ele certamente ama o Japão.

O nosso papel é apenas orar pelo Japão, não é tentar achar explicações mirabolantes para o que pode ser incompreensível para nós, nem questionar a Deus e colocá-Lo contra a parede, isto é coisa de cristão imaturo! É hora de crer na bondade de Deus e que Ele vai ajudar as pessoas a recontruírem suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, se quiser fazer um comentário fique à vontade!
Me resguardo no direito de avaliar o conteúdo antes de publicar, bom senso nunca é demais!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...