terça-feira, 9 de novembro de 2010

Meu amor, meu ídolo

Nós, denominados evangélicos (rótulo cada vez mais descaracterizado), crescemos ouvindo muito sobre idolatria, sobre adoração a imagens, a outros deuses, a santos (homens e mulheres como nós), etc. Muito se fala destas coisas e pouco se fala da idolatria "não religiosa" e nem do que de fato é idolatria. O 1º mandamento é amar a Deus acima de todas as coisas, com todo nosso entendimento e toda nossa alma. Aquilo que tirar de Deus o primeiro lugar torna-se nosso ídolo. Eu sou idólatra quando coloco alguma coisa ou pessoa no lugar que era pra ser de Deus, quando Deus deixa de ser o mais importante e vital pra mim. Este óbvio passa muitas vezes desapercebido.

Geralmente o homem idolatra a si mesmo, se ama mais do que a Deus, está centrado em si mesmo. Outros amam mais as suas posses do que a Deus, e nem precisa ser rico pra isto. Eu já vi homens que tem mais zelo com pequenas coisas do que com a própria esposa, por exemplo. Quem nunca viu um homem louco de ciúmes e frescuras com um mero carro (coisa) e não dá o mesmo valor à sua mulher que atire a primeira pedra. Duvido muito que ele agiria diferente com Deus.

Há quem ame a esposa mais que tudo, há quem ame o marido. Há quem ame o namorado ou a namorada e faz tudo por ele(a), inclusive o que não deveria. Há quem ame mais um pai ou uma mãe, há quem ame os filhos, enfim, é muito comum as pessoas amarem mais outra pessoa do que a Deus e não se darem conta disto. Nós não damos conta porque não paramos pra medir dentre nossos "amores" qual seria de fato o mais indispensável pra nós e o quanto seríamos capazes de nos sacrificar por cada um deles. E ainda poderia citar a idolatria a um time de futebol, a uma banda ou cantor(a), a uma doutrina, a uma denominação, etc.

Até uma paixão impossível ou não correspondida pode tomar o lugar de Deus em nossas vidas. Por exemplo, quando a gente sente mais a falta dela(e) do que DELE, quer mais estar com ela(e) do que na presença DELE, pensa mais nela(e) do que NELE, tem algo errado. Quando isto te abate e te tira toda a alegria de pertencer a ELE, tem algo errado, é como se ELE não fosse suficiente. Sentir uma incômoda insatisfação é até normal nestes casos, afinal temos sentimentos, mas ficar meio jururu grande parte do tempo e não conseguir se alegrar nem na hora de sua devocional, tem algo errado. Chega a casos em que você não consegue nem agradecer direito pelas bênçãos recebidas, só sabe pedir pedir e pedir ou uma amnesia sentimental instantânea (e permanente) ou na "melhor" das hipóteses, o amor dela(e).

Não sei você, mas eu tenho mais medo de amar "de mais" do que de amar "de menos". Não é por isto que vou fechar meu coração para amar as pessoas que são importantes pra mim, mas procurarei ter cada vez mais cuidado em não deixar que nada tome o lugar do meu 1º amor (JESUS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, se quiser fazer um comentário fique à vontade!
Me resguardo no direito de avaliar o conteúdo antes de publicar, bom senso nunca é demais!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...