quinta-feira, 15 de julho de 2010

Precisamos de intimidade com Deus


“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” (Os 6:3)

Deus quer que a gente o ame intensamente, de todo o nosso coração, este é o primordial mandamento que Jesus nos deu (Mt 22:37-38). Para amá-Lo precisamos primeiramente conhecê-Lo muito bem, pois é impossível amar intensamente quem não conhecemos e nem quem não faz parte de nossa vida. Quando a gente sente dificuldade em amar a Deus acima de tudo é sinal de que falta algo, dos quais, por experiência própria, posso destacar: falta de disposição e falta de intimidade. Precisamos nos dispor a amá-Lo, precisamos gastar mais tempo buscando o conhecimento e a presença dEle para aprender a amá-Lo. Sem gastar tempo na leitura da bíblia e sem oração nunca vamos nos aproximar de Deus, nunca teremos um relacionamento mais próximo com Ele.
Tenho que aprendido que o maior privilégio que podemos ter na vida é de desfrutar da intimidade de Deus. E ter esta intimidade não é fácil, requer muita renúncia de nossa parte. Temos que abrir mão de nós mesmos pra ter o melhor de Deus: a sua companhia.

Deus nos chama pra caminhar junto. Ele caminhou junto com o povo de Israel no deserto, através de uma nuvem e de uma coluna de fogo; isto era como se Ele estivesse ali, literalmente caminhando. Mais tarde Ele, através de Jesus, caminhou junto com o povo de novo, pra mostrar como se faz pra agradar a Deus, pra demonstrar indiscutivelmente que se importa com a gente. Estes pequenos exemplos por si só já mostram que Deus caminha junto com a gente, não tenho dúvida disto. Jesus chamou de amigos aos seus discípulos, aqueles a quem ele compartilhava das coisas que ele recebia de Deus (Jo 15:15). Se verdadeiramente somos discípulos, olha só o privilégio que temos: somos amigos de Cristo e amigos de Deus, afinal Jesus é Deus. Não merecemos a amizade de Deus, mas mesmo assim ele está disposto a ser nosso amigo próximo. Mas uma coisa que me perturba às vezes é a sinceridade de meu coração para com Deus. Um amigo que não é sincero com o outro somente o afasta, nunca haverá uma cumplicidade, uma confiança; é assim na nossa vida na terra e não é diferente com Deus. Se parássemos pra pensar, quando não somos pessoas confiáveis com alguém perdemos a oportunidade de uma amizade mais íntima com ela. Deus quer ter intimidade com a gente, Jesus encarnou pra nos salvar e neste ato de salvar Ele se aproximou de nós, procurou amizade, procurou amigos, nos fez até co-irmãos com ele. Deus conhece nosso coração melhor que a gente mesmo, muitas vezes nos enganamos a nós mesmos, mas a Ele não. Temos que pedir a Deus um coração sincero, que o queira sinceramente, que o ame sinceramente, do contrário de nada adiantará nossa caminhada cristã.

Encontrei na internet esta definição de Intimidade:
s.f. Caráter do que é íntimo, secreto.
Amizade íntima, relações íntimas: viver na intimidade de alguém.
Na intimidade, entre íntimos; no recesso do seu lar.

Algumas destas definições me chamaram a atenção:

1) Secreto: Quando se é íntimo de alguém segredos são revelados. Sem intimidade não terei ciência de alguns “segredos” de Deus. Lógico que Deus não revelará todos os seus segredos a nós, mas a alguns deles tenho certeza de que Ele está “doido” para nos revelar, pois Ele deseja que TODOS cheguem ao PLENO conhecimento da verdade (1 Tm 2:4). Mas isto só vai acontecer à medida que caminharmos junto com Ele, em obediência (o que tenho aprendido ser primordial). Muitos de seus “segredos” estão “ocultos” na sua Palavra, pois somos incapazes de enxergá-los por nós mesmos, precisamos de uma “forcinha extra” pra ver. Como enxergaríamos no escuro? À medida que caminhamos juntos com Jesus, nos aproximamos da verdade, nos aproximamos da luz. Só Jesus pode nos fazer enxergar a verdade, Ele é a própria Verdade e a própria Luz. Ele foi para o Pai, mas deixou seu Espírito Santo para ensinar as coisas pra nós.

2) Viver na intimidade de alguém: Se conviver com uma pessoa bacana já é muito bom, imagina então conviver com Deus, através de Jesus? Como seria maravilhoso isto? Tem idéia? Voltando a fazer uma analogia com nossa vida, é impossível a gente viver na intimidade de alguém se a gente entra constantemente em conflito ou discordância com ela. Concorda? Intimidade requer afinidade, isto é, temos que gostar das mesmas coisas. Ninguém anda com gente que não tem nada a ver com ele. Como podemos conviver com Deus então? Bom, pra mim não tem como fugir a uma regra obrigatória: pra conviver com Deus de forma harmoniosa é necessário ter afinidades com Ele, coisas em comum. Mas eu sou pecador, imperfeito e impuro, como fazer então? É simples: pra conviver na intimidade de Deus eu tenho que andar junto de Seu Filho (Jesus). E pra andar com Jesus eu não posso seguir meu próprio caminho, eu tenho que imitar a Cristo. Tenho que imitá-Lo porque primeiramente eu sou falho e pecador, sou egoísta, olho mais os meus interesses e me esqueço facilmente de Deus. E em segundo lugar porque Ele não vai me imitar NUNCA; Jesus é perfeito, não precisa mudança, e ainda tem o fato de que quem manda é Ele. Somos um grão de areia, um nada perante Ele, temos de ter consciência de que nós é que precisamos dele e não o contrário.

3) No recesso do seu lar: Normalmente os amigos íntimos frequentam a casa um do outro, é assim aqui na Terra, eles tem liberdade de acesso ao lar um do outro. A bíblia diz que somos o templo do Espírito Santo (1 Co 6:19). E a bíblia ainda vai mais além, afirma que Ele habita em nós (1 Co 3:16)!!! Se formos íntimos de Deus, se andarmos nos passos de Jesus, Ele certamente frequentará a nossa casa!! Nosso coração será sua morada! Bom, se convidarmos Jesus pra entrar em nosso coração Ele vem fazer morada pelo Espírito, não é verdade? Pois bem, a casa que moramos é decorada de acordo com nosso gosto, a gente coloca os móveis no lugar que a gente quer, pinta da cor que a gente quer, limpa quando a gente quer, etc. Fazemos isto pra ficarmos num ambiente o mais agradável possível, mais “a nossa cara”. Se a gente é assim, será que com Jesus seria diferente? Alguém acha que o Rei dos Reis vai habitar uma casa imunda? Certamente que não! Isto exige de nós uma entrega, temos que deixá-Lo a arrumar a casa do gosto dEle e aí mora o problema de todo ser humano: a gente quer ter o controle da nossa casa, quer manter a maioria das coisas no mesmo lugar que deixamos. Mas Jesus quer arredar os móveis do lugar, trazer novos móveis, jogar tantos outros fora, limpar a sujeira - quer seja as escondidas debaixo do tapete ou aquelas à vista mesmo - , quer pintar a parede e dar um colorido diferente, e talvez até uma reforma estrutural ele precisa fazer pra colocar as coisas em ordem. Jesus sabe que na verdade somos péssimos decoradores de interiores, que guardamos muito lixo, sabe que a gente “mora mal” pra caramba e que a verdade é que a gente infelizmente se acostumou com uma casa que está de um jeito, mas foi projetada por Deus para ser bem diferente. Nosso coração é esta casa e precisa estar limpo perante Deus, e também deve ser de carne, não duro como pedra (Ez 11:19-20).

Temos que pedir a Deus para mudar em nossas vidas tudo aquilo que não é do agrado dEle. Ele não é um Deus vingativo, pelo contrário, é misericordioso e bom. Longe de nós querermos apenas as bênçãos de Deus como muitos fazem hoje em dia, não devemos buscá-Lo apenas pra receber algum favor, mas buscar principalmente pra receber do seu caráter, do seu amor. Se a gente tem uma amizade sincera com alguém, o que menos interessa é o que este amigo vai nos oferecer, basta a alegria de compartilhar de sua companhia. Mas para usufruirmos da sua companhia temos que andar nos caminhos que Ele mesmo quer que andemos. Que a gente possa querer isto do Senhor, amizade íntima e sem interesse. O que podemos nós dar a Deus? A vida? Grande coisa! Na verdade não temos nada pra oferecer, pois não é a gente que dá a vida pra Deus, foi Ele quem nos deu a Vida, seu filho Jesus, há 2 mil anos atrás. Sem Ele não existe vida alguma, se formos analisar.

O que quero dizer com isto? Eu preciso mudar continuamente!!! A palavra certa é preciso mesmo! Mesmo se eu não quiser mudar, eu preciso!!! Uma criança pequena não quer tomar banho, não quer comer direito, mas precisa! É assim com a gente. Jesus não veio passear aqui na Terra, Ele veio dar a nós aquilo que não merecemos: a salvação, uma chance de sermos reconciliados com Deus e nos trazer pra perto de Deus. E este “perto” não é só na eternidade, começa aqui na Terra mesmo. Porém, muitas vezes eu o espanto com minhas atitudes e escolhas. Vamos pedir a Deus para mudar nosso querer, nos moldar ao querer dEle. Isto é bom e aceitável perante Ele. Aquele que começou a boa obra em nós irá completá-la (Fp 1:6).

O Senhor não merece que o amemos em parte, merece o todo, merece infinitamente mais do que podemos oferecer. Jesus comprou-nos com seu sangue, e sangue inocente e puro. Quando Ele se deixou crucificar ele se entregou por inteiro em nosso favor. Ele não pediu pra crucificarem só uma mão, ou só uma perna; não, ele se entregou por completo. Da mesma forma nosso coração tem que estar inteiro na mão de Deus, pois Jesus deu este exemplo, não temos o direito de querer reter nenhuma parte dele.

Jesus disse quando estava voltando pro céu: “Eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28:30). Agora basta a gente querer de verdade usufruir desta companhia. Temos que buscar sempre estarmos mais pertos de Deus, caminhar na vontade dEle, obedecer ainda que seja difícil. Certamente que o mundo e as pessoas farão chacota, não entenderão, mas qual opinião é mais importante sobre mim? A de Deus ou a dos homens? Temos que aprender a dar valor a quem nos deu valor mesmo nós não merecendo.

A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.” (Salmos 25:14) 

Bom, imagino que conhecer esta aliança de amor deve ser algo tremendo! Que todos nós possamos conhecê-la!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, se quiser fazer um comentário fique à vontade!
Me resguardo no direito de avaliar o conteúdo antes de publicar, bom senso nunca é demais!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...